Preconceitos
O programa "E se fosse consigo" tem vindo a abordar vários temas: bulling, racismo, homofobia...
Na minha opinião é tudo formas de preconceito e um certo desrespeito pelos outros.
Que importa a imagem do outro? Ser alto, baixo, magro, coxo, gordo, míope, negro, asiático, etc. ,não define nada nem ninguém.
Mas há pessoas que têm medo da diferença (e são muitas mais do que se pensa).
E nem precisamos entrar em racismo, xenofobia, homofobia e/ou bulling. Experimentem levar uma pessoa com paralisia cerebral a um concerto de verão, tentem levar uma pessoa em cadeira de rodas a um teatro ou andar de cadeiras de rodas num comboio. Quantos invisuais podem ir ao cinema (principalmente ver filmes estrangeiros)?
As pessoas olham de lado para o que é diferente; afastam-se como se fosse contagioso; reclamam o lugar privilegiado; desrespeitam e colocam-se à frente (como se não vissem que está ali outra pessoa).
Não consideram só a homossexualidade como "anti natura". Também comentam, de costas voltadas, mas suficientemente alto, que há ocasiões, espaços e eventos onde certas pessoas não deveriam ir... Ou pior (quando se trata de alguma doença que afecta o físico) chegam a dizer: "mais valia que não nascesse!"
Não me parece maldade. Penso tratar-se de ignorância, pouca educação e um certo complexo de inferioridade camuflado numa falsa auto estima...