SER CRIANÇA (O desafio do melro)
https://merlo.blogs.sapo.pt/ser-crianca-104953
Gosto destes desafios, mas perco-me sempre pelo caminho.
Hoje vou tentar acabar o texto...
As minhas memórias de criança, tal como as do "Melro", também tem o relógio do sino da igreja e a bicicleta BMX.
Tem, em todas elas a minha irmã!
Tem o Bobby. O primeiro Bobby que foi o meu melhor amigo durante 3 anos e que alguem matou por crueldade. Tem a Riquinha, a nossa primeira cadela, que veio para a nossa casa com 3 semanas e nos acompanhava, para todo o lado, num berço de um nenuco que a minha madrinha me deu.
Tem as viagens no carro de vacas ou no carrinho de mão.
Tem a alegira do mês de Agosto com os imigrantes a voltar á terra, as festas e as brincadeiras com os meus primos de frança.
Tem os beijos da Tia dos Beijinhos (cuja memória ainda me faz doer as bochechas) e os espirros do tio Adão que nós ouviamos em casa!
As minhas memórias de criança tem tardes infindáveis a pastorear as ovelhas; tem as lavradas com as vacas, tem perus que picavam e cordeirinhos que nos mamavam nos dedos.
Tem os banhos no tanque da roupa; o saxar os campos de milho e o brincar nos "regos" da água dos regadios. Tem trutas que apanhavamos nos dias de rega.
Tem tardes de domingo deitadas no chão para apanhar grilos.
As minhas memórias tem a casa da avó a fumegar e o cheirinho a fritos com canela que ficava na casa nas festas de natal e fim de ano.
As minhas memórias tem o ralhete e a palmada que a avó nos deu por ter-mos aproveitado o facto de ela e o avô terem ido ajudar a apagar um incendio, para fugirmos e irmos brincar com uma vizinha.
As minhas memórias tem sonhos. Muitos sonhos. Muita alegria, muita liberdade...